Melhores Marcas de Violão Para Comprar em 2021

O violão pode ser o melhor amigo do homem e conquistar o coração de vários.

É comum gostar do instrumento e é gratificante aprender a tocá-lo. Se você tocar violão provavelmente sabe como é complicado cuidar bem dele e como ele é um instrumento amado.

O violão não é algo barato, e também não é algo simples, por isso o medo de adquirir uma peça de má qualidade é maior que o habitual.

Hoje, no entanto, vamos te apresentar as três melhores marcas de violão que você pode encontrar e suas melhores opções, além disso, vamos te mostrar o caminho para encontrar o melhor violão. Esperamos que você possa sair daqui preparado para adquirir o seu próprio violão sem medos e dificuldades!

Giannini: 

  • Kit Violão Giannini Nf-14
  • Violão Giannini Gsf1d Ceq Three

Strinberg

  • Violão Strinberg Sdb30
  • Violão MGS Mahogany Strinberg

Tagima:

  • Violão Tagima Memphis MD-18
  • Violão Tagima Baby Mahogany

Escolhendo o Melhor Violão

Separamos aqui uma série de tópicos que você pode avaliar quando estiver em busca do seu violão. Desde a escolha da marca, até o formato da peça.

Ninguém se sente feliz em gastar uma quantia significativa de dinheiro a toa, portanto, não deixa de se atentar a cada detalhe sobre o seu violão.

Defina o Valor

Não é para você decidir que vai comprar o mais barato que encontrar, pois isso pode ser a pior ideia é gerar enorme arrependimento.

Tente avaliar até que valor você está disposto a investir no seu instrumento, levando em consideração seu orçamento e o preço médio de um violão.

Mantenha sempre em mente que violões são instrumentos com uma vida útil grande e que podem ser essenciais no seu cotidiano. Não economize em algo que pode ter grande relevância para você.

Qual Marca Escolher?

Se você é do time que acredita que marca não faz o produto, devo te avisar que no caso do violão, faz sim.

É importante você saber que a marca vai alterar muito a qualidade e o preço do seu violão, portanto, sempre coloque na balança. Não gaste seu dinheiro com marcas ruins e, se quiser economizar, aposte em marcas medianas.

As marcas do mercado possuem, cada uma, seu destaque próprio. A Giannini, por exemplo, é uma marca muito boa no mundo da música e não costuma deixar a desejar. Já a Strinberg é extremamente famosa e visada por todos os profissionais da música, mas o seu custo é mais alto que o tradicional.

Defina o Seu Nível 

Se você é iniciante no ramo da música, não gaste rios de dinheiro com o melhor violão do mercado, procure uma opção mais em conta que supra as suas necessidades.

O seu nível é o que vai determinar a complexidade do produto que vai ser adquirido. Se você quer algo mais avançado irá comprar um violão mais complexo e caro, e vale à pena, nessas ocasiões, investir bastante. Mas se você só precisa do básico, não desperdice seu dinheiro.

Existem muitos violões bons e baratos no mercado.

Qual o Seu Estilo?

Decidir qual o seu estilo é decidir o que você quer e gosta de tocar. Sim, o estilo que você pretende tocar no seu violão interfere, e muito, em qual modelo você vai escolher.

Ter em mente, preestabelecido, o que você pretende tocar e qual vai ser seu foco é de extrema ajuda na hora de escolher o violão para você.

A seguir você vai ver isso com mais clareza; vai poder perceber como as cordas, formato e até material do qual é feito o seu violão, interferem muito no que você pretende tocar com ele.

Um bom jeito de saber qual estilo está associado a você e, qual violão é ideal para o seu estilo, é procurando saber qual violão é utilizado pelo seu ídolo, isso pode te dar um norte sobre que escolha fazer.

Material

A madeira com a qual o violão é feito vai interferir no som que ele produz, por isso é muito importante que você procure saber sobre cada uma das opções que estão disponíveis no mercado.

Mogno, por exemplo, é indicado para quem gosta de toques mais agressivos e têm tendência para o Jazz ou Blues.

Se você quer algo mais básico, procure um violão de Spruce, que é o material mais comum no mercado, e muitas vezes mais barato também. Ele atende bem a demandas mistas e conserva um som claro.

Tipo de Corda

Se você toca, pretende tocar ou já tocou violão, sabe que suas cordas possuem certa variação, principalmente nos materiais.

Aço e Nylon, são esses os causadores de uma das maiores dúvidas que se pode ter ao comprar um violão.

Se você está iniciando agora, é recomendo que compre um violão de corda de nylon, isso porque ela é muito menos agressiva aos dedos e são mais indicadas para dedilhados e treinamentos.

O fator determinante na hora de escolher a corda do seu violão é: o que você quer tocar?

Cordas de nylon são mais macias e emitem um som mais leve, voltado para o MPB ou samba, enquanto isso, cordas de aço, por possuírem um tom mais agudo, são perfeitas para o Rock e Pop.

Tamanho

Se você possui braços pequenos ou gosta muito de viajar, procurar por violões menores pode ser a saída. No mercado você pode encontrar violões pequenos, médios ou grandes, pode ainda se deparar com os queridos ukuleles, que possuem classificação própria.

Saber qual o melhor tamanho para você vai fazer toda a diferença e te dará muito mais conforto na hora de tocar o seu instrumento ou carregá-lo para os lugares.

Tipo de violão

No mercado você pode se deparar com alguns diferentes tipos de violão, cada um com sua própria funcionalidade.

O tipo do violão é o que determina o formato do corpo do violão e para que estilo musical aquele instrumento é voltado.

Abaixo listamos quais são esses tipos e as principais características de cada um deles.

Clássico

São perfeitos para iniciantes por serem multifuncionais e possuírem cordas de nylon. Normalmente com um corpo magro e leve, possuem um timbre aveludado e são perfeitas para você reproduzir um bom MPB.

Violões clássicos também podem ser incorporados com cordas de aço, caso seja o seu foco, um som acústico com cordas de aço não é de se jogar fora.

Seu preço é tentador, por ser mais em conta, o que atrai, principalmente, iniciantes. Mas não o subestime, os violões clássicos já foram os queridinhos de muitos famosos.

Jumbo

Robusto, um produto  similar ao clássico, porém, mais arredondado e largo. Seu som é grave e ele pode contar com cordas de aço ou de nylon. Seu som é considerado o mais brilhante, com um timbre entre o clássico e o Folk. Normalmente esse modelo de violão se apresenta como eletroacústico.

Ele ficou famoso quando o queridíssimo Elvis Presley passou a utilizá-lo com frequência em seus shows, desde então muitas pessoas vêm adquirindo-o e amando a experiência.

Folk

Com timbre encorpado, o violão folk possui uma caixa mais larga e cordas de aço, além disso, é maior que o violão acústico. Os amantes dele geralmente são também amantes de Rock.

O violão folk pode ser elétrico ou eletroacústico, alguns dos seus modelos possuem cutway.

CutWay

Um clássico, na tradução literal Cutway significa “cortar caminho”, nada mais é que aquela abertura arredondada que você pode encontrar na caixa de alguns violões.

Ela pode parecer que serve apenas para deixar o instrumento mais estiloso, no entanto, sua função vai muito além disso.

Um violão com Cutway possui acesso mais fácil às cordas agudas. Inclusive esse é o propósito desse detalhe que pode ou não estar no produto  que você vai adquirir.

Caso você seja iniciante, o violao com cutway não vai ser lá muito útil, pois, é preciso prática para que se possa tirar o maior proveito deste instrumento.

Acústico ou Elétrico?

A estrutura do seu produto  pode ser toda alterada a depender de qual modelo você vai querer (acústico, elétrico ou eletro acústico). Essa decisão muda a qualidade e timbre do som que o instrumento vai emitir.

Acústico

Voltando novamente para as cordas de nylon, o violão acústico é perfeito para iniciantes. Seu som é natural por não contar com entrada para cabos nem possibilidade de amplificação.

Seu corpo possui uma maior ressonância para que um amplificador não faça falta.

Elétrico

É aquele violão que gera curiosidade em muitos por possuir botões e plugs. Violões elétricos podem ser conectados a um amplificador através do seu pré-equilizador. Suas cordas, de aço, são mais agressivas, então, iniciantes: mantenham distância.

Sua ressonância natural conta com uma qualidade muito baixa, isso porque esse modelo é pensado para funcionar sempre conectado a um amplificador.

Eletroacústico

Não sabe o que quer ou sabe muito bem que apenas um modelo não basta? Essa é a opção certa!

Pensado para atender às duas funções, ou seja, ele pode ser plugado a um amplificador e, mesmo quando não está conectado a um amplificador, seu som fica ideal.

Violões eletroacústico são ótimos para quem em um dia prefere utilizar o amplificador e noutro optam pelo som acústico natural.

Melhores Violões das Melhores Marcas

Enfim, após determinar quais aspectos devem ser observados no produto  que você pretende comprar, vamos trazer para você as melhores marcas de violão e seus respectivos melhores produtos disponíveis no mercado.

Giannini:

1 – Kit Violão Giannini Nf-14

Kit Violão Elétrico Nylon

Kit contendo um violão, equalizador e afinador, capa e 3 palhetas.

Com cutway e corda de nylon, o  Giannini Nf-14 é um modelo elétrico que possui um preço muito acessível. Se você está iniciando e gostaria de adquirir um violão elétrico, essa é a sua chance.

Veja o preço e mais desse produto aqui

2 – Violão Giannini Gsf1d Ceq Three

Violão Elétrico Memphis Tagima

Com cutway e cordas de aço, o violão Gannini Gsf1d é elétrico, modelo mini-Jumbo.

De uma marca excelente e por um preço mais acessível. É uma opção que pode te surpreender em diversos pontos e fatores.

Veja o preço e mais desse produto aqui

Strinberg:

3 – Violão Strinberg Sdb30

Violão Acústico Strinberg Sdb30

Sabe aquele violão que quando você vê por aí sonha em adquirir? Pois é, esse é ele!

O  Strinberg Sdb30 é acústico, com ressonância em dobro, corpo em modelo de orquestra e cordas de aço.

Seu design pode te deixar de boca aberta, e sua beleza também. Ele visa resgatar os primeiros timbres do Blues e do Country.

Para adquirir esse modelo é preciso que você invista um pouco mais do seu dinheiro, porém, a satisfação é certa.

Veja o preço e mais desse produto aqui

4 – Violão MGS Mahogany Strinberg

Violão Eletroacústico Aço

Um produto  eletroacústico com um preço excelente.

Com cordas de aço e afinador digital, o Violão eletroacústico MGS da Strinberg pode ser o investimento que você estava precisando fazer na sua carreira.

Veja o preço e mais desse produto aqui

Tagima: 

5 – Tagima Memphis MD-18

Não apenas moderno, como também bonito.

Com visor LCD, afinador e cordas de aço, o violão elétrico Memphis MD-18 da Tagima é aquele que vai ser o seu companheiro em cima de qualquer palco.

Seu design não deixa absolutamente nada a desejar e pode, inclusive, causar inveja.

Veja o preço e mais desse produto aqui

6 – Violão Tagima Baby Mahogany

O  eletroacústico Tagima Baby Mahogany pode ser ideal para qualquer ocasião. Desde confraternizações pequenas até em cima de um palco.

Possui cordas de aço e preço acessível. Se ainda não encontrou o produto certo para você, talvez esse seja o link.

Veja o preço e mais desse produto aqui

Conclusão

Comprar um violão exige reflexão e tempo, você precisa saber bem o que quer e quais são os seus planos com o instrumento.

É preciso tomar cuidado na hora da compra e manter os cuidados após adquirir a peça.

Escolher qual o melhor violão para você não é uma tarefa fácil, sabemos disso. É uma busca que demora certo tempo, afinal, a pressa é inimiga da perfeição, principalmente nesses casos.

Se você está em busca do produto ideal para você, esperamos ter ajudado e que agora possa realizar a sua compra sem medos e dúvidas.

Aproveite todas as dicas que viu hoje e corra para buscar seu violão nas melhores marcas e pelos melhores preços!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *