Qual melhor ssd de 2021? Cansado do Seu Computador Travar?

melhor ssd

Cansado do seu computador travar? É por isso que você precisa de um SSD, mas com tantas opções no mercado, qual escolher? Fizemos essa lista para você!

Qual melhor ssd de 2021?

A evolução dos computadores mudou nosso cotidiano. Hoje, em um pequeno espaço, possuímos máquinas que desempenham praticamente todas as funções. Nos últimos anos, houve uma busca para tornar esses aparelhos mais velozes e eficientes. Especialmente com tantos programas pesados de edição, jogos e simulação:

1- Samsung 860 EVO


Confira o Preço
2- Crucial BX500


Confira o Preço
3- WD Green


Confira o Preço
4 - Samsung 970 EVO Plus 


Confira o Preço
5 - WD Black SN750


Confira o Preço
6 - Adata XPG Spectrix S40G


Confira o Preço

Seja para melhorar a performance de um computador antigo ou para montar um bom pc gamer, um ssd é essencial. A tecnologia se popularizou muito nos últimos anos e o aumento das opções de modelo tornou-a mais acessível. Entretanto se você é novo no assunto e não sabe por onde começar para achar seu ssd ideal, iremos te ajudar. 

Melhores ssd Sata III:

1- Samsung 860 EVO

2- Crucial BX500

3- WD Green

Melhores ssd M.2:

1- Samsung 970 EVO Plus

2- WD Black SN750

3- Adata XPG Spectrix S40G

O que é um ssd?

O termo SSD é uma simplificação para solid-state drive, uma tecnologia de armazenamento. Essa seria uma evolução do disco rígido, também conhecido como HD ou HDD. Eles foram criados sem movimento físico entre as peças, motores, cabeçotes para leitura e gravação ou discos. 

O armazenamento fica sob responsabilidade dos chips de memória, o que diminui o consumo de energia. Por via de regra, o SDDs são mais econômicos e acabam ajudando na conservação do aparelho. Seu tamanho também é reduzido dada essa característica, o que o faz perfeito para uso em notebooks ultrafinos e alguns tablets. 

Sabendo a importância dos chips de memória, eles devem ser não-voláteis, ou seja, armazenam os dados mesmo quando não há energia. Por convenção as memórias utilizadas são flash, podendo ser do tipo NOR ou NAND. Em geral a memória NAND são as escolhidas por serem mais baratas e possuírem um maior poder de armazenamento.  

O primeiro SSD foi produzido em 1976 com o nome Bulk Core e em 1989, surge o Psion MC 400, um computador com 4 SSDs removíveis. Esse computador foi considerado um aparelho à frente do seu tempo, mas o alto custo afastou os compradores. 

O mesmo ocorreu com a tecnologia SSD, ela evoluiu lentamente. Faz poucas décadas que esse produto recebeu uma atenção do mercado como algo rentável. A própria Intel já trabalha em modelos com 10 tb de armazenamento. Algo surreal para a nossa realidade, onde 1 tb já é bem mais que o suficiente para uma vida, mas é um sinal de que os SSDs devem ficar. 

Quais as diferenças entre ssd e hd?

A maior diferença entre o SSD e o HD é sua construção. Enquanto o primeiro é fixo, o HD possui diversos mecanismos móveis. Isso torna o HD mais lento e mais propenso a perdas no armazenamento, tendo em vista que todo o processo depende da integridade de seus elementos. É preciso tomar um cuidado especial quando se trata do HD, quedas ou movimentações bruscas podem atrapalhar a gravação. 

Não precisa ser especialista para saber que o SSD é uma tecnologia mais rápida e eficiente. Nem mesmo é preciso do melhor ssd para obter resultados superiores no seu cotidiano. O silêncio proporcionado pelas peças “sólidas” do SSD é outro ponto de divergência. 

A maior vantagem do HD está no fato de que sua tecnologia, por ser mecânica e mais antiga, é mais barata. Isso torna mais acessível versões mais atualizadas e com maior armazenamento. Deve-se ter em mente que maior armazenamento não significa muito, afinal já existem SSDs com 1tb. 

Outra questão é o limite de gravação, dado pelo desgaste no aparelho ao longo do uso. Esse índice é dado pelo TBW, terabytes escritos em tradução livre. Passado esse limite não há mais garantia de funcionamento da mesma forma descrita pelo fabricante. 

A questão é que é uma tecnologia conhecida e não precisa ser completamente substituída ainda. Uma boa opção é utilizar as duas tecnologias, uma para armazenamento e outra para leitura, por exemplo. Isso permite que você invista em um SSD, mesmo que seja um modelo mais básico. 

Como escolher o melhor ssd? 

Escolher o melhor ssd é um investimento, afinal seu valor não é tão baixo para se fazer testes. Existem alguns critérios que podem te ajudar na melhor opção para você, com ótimos resultados e um preço que caiba no seu orçamento. Antes de mais nada você deve definir o quanto você deseja gastar. 

Isso é importante para que, ao longo deste guia, você possa entender o que é essencial e indispensável para seu uso cotidiano. Existem diversas boas opções de produtos com os mais variados preços, nem sempre é preciso gastar muito. No final, o melhor ssd é aquele que se adequa ao seu uso, tornando-a mais fácil. 

Há algumas configurações que precisam ser esclarecidas para que você possa fazer sua escolha. Você não necessita se tornar um expert em tecnologia, basta saber alguns detalhes sobre seu SSD. 

SLC vs MLC vs TLC vs 3D NAND 

Um SSD pode ter quatro tipos de tecnologias desenvolvidas para as células de memória Flash. 

Inicialmente os primeiros chips foram fabricados em Single Level Cell (SLC), em resumo, seria basicamente um bit por célula. O bit são as informações transformadas em código e armazenadas. Esse tipo de tecnologia é a mais cara, afinal exige mais células para a mesma quantidade de armazenamento.

A vantagem desse tipo de tecnologia é sua confiabilidade, ela aguenta mais leituras e gravações. Além de serem mais rápidas, cada célula possui menos informações dentro dela. 

Entretanto suas vantagens são pequenas se comparadas ao uso prático. Logo se sentiu a necessidade de evoluir e foi nesse cenário que surgiu a Multi Level Cell (MLC). Ela permite que sejam armazenados dois bits por célula, uma grande evolução. Essa é a tecnologia mais fácil de ser encontrada atualmente, apesar de não ser a mais atualizada. 

Os chips Triple Level Cell (TLC) são mais lentos que os MLC, pois armazenam três bits em cada célula. Entretanto, é uma das opções mais recentes do mercado e pode armazenar muito mais que a MLC. 

A tecnologia Quad Level Cell (QLC) é mais recente, mas infelizmente não muito aplicável. Sua capacidade de armazenamento não compensa pela velocidade e durabilidade. Ela pode suportar cerca de 10% do suportado por uma célula SLC. 

3D NAND

Então a tecnologia 3D NAND foi uma solução interessante do mercado. Na verdade, é uma solução bastante lógica para o problema de armazenamento versus rapidez na busca pelo melhor ssd. Basicamente se empilhou as células de memórias, em vez de dispor-las na horizontal.

Isso solucionou o problema de espaço e permitiu a adição de várias células sem precisar aumentar o tamanho do ssd. O que é ótimo, especialmente quando pensamos em notebooks ultrafinos que devem ser portáteis e leves. 

Tipos de conexão: SATA vs M.2

A conexão SATA é a mais antiga e igual à conexão do HD. Mas, sabendo que muitos SSDs possuem uma capacidade de velocidade maior, isso exige uma adequação na sua taxa de transferência. Pensando nisso, alguns fabricantes criaram o SATAe.

Formado basicamente por três cabos, sendo dois plugues padrão SATA e um cabo de alimentação. O melhor mesmo é o aumento de quase três vezes na taxa de transferência máxima. 

Já a conexão M.2 é o padrão de transferência convencional com maior eficiência, mesmo que não haja ainda opções de SSDs no mercado que atinjam seu máximo. Outra grande vantagem do M.2 é seu tamanho, ele se adapta perfeitamente aos notebooks ultrafinos. O único problema desse tipo de conexão é que ela precisa estar diretamente conectada aos slots. Diferente da opção da SATA ou SATAe   que utiliza cabos. 

Protocolo NVMe

Os SSDs com protocolo NVMe são os melhores ssds do mercado. Um protocolo seria uma especificação para conexão desenvolvida especificamente para memórias flash, assim como SSDs. Essa é uma informação importante, porque demonstra o porquê é a melhor opção do mercado. Ela foi criada para garantir a maior eficiência possível do SSD. 

Há um menor tempo entre o acesso ao arquivo e sua leitura, isso porque esse protocolo potencializa a recepção de comandos. Por causa dessa rapidez, temos vantagens como economia de energia e maior conservação do produto. 

Lembre-se de olhar as configurações do seu computador antes de comprar o SSD desejado. Assim você garante que será compatível e funcionará corretamente. 

Melhores ssd em 2021  e Melhores SSDs SATA

1- Samsung 860 EVO

Samsung SSD 860 EVO 250 GB 2,5 polegadas

Esse é definitivamente um dos melhores SSD SATA. A maior vantagem de um SSD com conexão SATA III é a facilidade de instalação, não sendo necessária nenhuma adaptação. O SSD da Samsung entrega um bom desempenho e custo-benefício. 

Um dos fatores que chama atenção são seus diferentes tamanhos de armazenamento, de 250gb até 2tb. Apesar do seu tamanho razoável com 2.5 polegadas, é a sua tecnologia que o faz ficar na frente nesse ranking. 

Sua velocidade de leitura é de 550 mb/s e de gravação 520 mb/s. A sua garantia de 5 anos é bem impressionante em comparação com o entregue pelo mercado. O seu TBW varia entre 150 terabytes, na sua versão com menor armazenamento, e 1.200 terabytes, na versão de 2tb. Uma resistência bem impressionante se comparada a própria versão anterior do Samsung EVO. 

Funcionalidades extras como a tecnologia V NAND, direcionada especialmente para renderização e aplicativos mais recentes, fazem parte do pacote. No geral, esse é um ótimo SSD, especialmente se você busca desempenho. 

2- Crucial BX500

SSD CRUCIAL BX500 240 GB 3D

Esse SSD é um dos mais famosos no mundo da tecnologia do Brasil. Com leitura de 540mb/s e gravação de 500mb/s esse é o melhor ssd sata em termos de custo-benefício. Com a tecnologia 3D NAND, seu armazenamento se torna mais compacto.

Seu TBW é de 80 terabytes, na média da categoria intermediária. A garantia de três anos ajuda a colocá-lo entre as primeiras opções. A Crucial, além de confiável, é uma marca reconhecida no mercado, dando todo o suporte. 

3- WD Green

SSD Wd Green 2.5´ 240Gb SATA

A WD é uma das marcas que mais se destaca no mercado, isso porque, além de ótimos produtos, ela possui um dos melhores ssd 240gb. O seu equilíbrio entre preço justo e produto superior faz dela linha WD Green um dos SSDs mais procurados. A transparência da marca também é um posicionamento interessante no mercado que a difere de outras. 

Todas as suas informações são fáceis de conseguir. Além disso, a WD possui outras linhas como a Blue com uma das maiores velocidades de leitura e gravação. A versão Green possui velocidades contínuas de leitura e gravação em 545mb/s e 465 mb/s, respectivamente. Mesmo que em alguns testes ele não tenha sido capaz de alcançar seu máximo, ainda são taxas muito altas para um simples modelo de 240gb. E por ser acessível, se torna uma boa opção para quem deseja usar em conjunto com um HD maior, por exemplo. 

Seu TBW é de 80 terabytes nessa versão. De maneira geral, é completo e perfeito para quem não deseja gastar muito, mas investir em velocidade. 

Melhores SSDs M.2

1- Samsung 970 EVO Plus 

Após o nosso guia ficará fácil de entender porque esse é provavelmente o melhor ssd. Esse SSD possui o protocolo NVMe, o que significa uma taxa de transferência no máximo. E para acompanhar as velocidades de leitura ficam em torno de 3.500 mb/s e de gravação em 3.300 mb/s. 

A tecnologia inclusa neste pacote é impressionável, afinal com um dissipador de calor e protetor térmico dinâmico, há uma diminuição nas quedas de desempenho. Com 500gb de armazenamento, seu TBW possui 300 terabytes. É a opção mais completa e competitiva, considerando o valor. 

2- WD Black SN750

Novamente a WD aparece em nossa lista e não é por acaso! Esse é um dos melhores ssds M.2, se não for o melhor em termos de configurações. Com 1tb de memória, seu armazenamento é surpreendente e garantido pela tecnologia 3D NAND aplicada. Seu tamanho é pequeno e o peso leve, especialmente levando em conta o armazenamento. 

Mas o que faz deste um dos melhores ssds NVMe é o desempenho. A velocidade de gravação de até 3000 mb/s e a de leitura de 3.470 mb/s mostram sua potência. Os resultados encontrados com esse produto são ótimos, assim como o prometido. 

3- Adata XPG Spectrix S40G

Adata XPG

Por último, temos a melhor opção para gamers, a Adata XPG Spectrix. Apesar da memória de somente 512gb, esse modelo compensa com muitas especificações interessantes. Além de tudo as luzes são um adicional para um pc gamer. 

Mas se engana quem pensa que vive só de beleza esse produto. A velocidade de leitura de 3500 mb/s e a velocidade de gravação de 1900 mb/s são bons valores. É um produto que se adapta bem à maioria das placas de qualidade no mercado. 

É um produto completo e de qualidade. Especialmente desenvolvido para o público gamer, mas se adapta bem ao usuário intermediário, com aplicativos um pouco mais pesados e necessidade de armazenamento médio. 

Às vezes tudo que seu computador precisa é de um SSD, são muitas opções e espero que tenha sido esclarecido pelo menos o básico. Ao testar um SSD, você não vai entender como poderia viver sem! 

Mesmo que você seja um usuário leve, de pesquisas na internet e uso do pacote office. Ninguém merece travamentos ou lentidão. E o melhor de tudo é que você pode comprar seu SSD pela internet, hoje mesmo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *