Como Ter Uma Alimentação Saudável: Saiba como e Os 5 Benefícios

alimentação saudavel

Como Ter Uma Alimentação Saudável

A ideia de uma alimentação saudável sempre foi vista por muitos como luxo ou algo que requer disciplina exaustiva. Mas, se eu te disser que é mais simples do que se imagina e mais barato que a alimentação fast-food do dia a dia, você acreditaria?

Pois é, não só é possível, como detalharemos como pôr isso em prática e mostraremos quais são os 5 benefícios na sua saúde quando se tem uma alimentação saudável.

Estamos em tempos de avanços na humanidade e além de auxiliar no combate contra o câncer, a importância da alimentação saudável é um estilo de vida para se ter uma vida longa e mais feliz, pois ela interfere diretamente nos hormônios do bem-estar. Portanto, não deixe de conferir o passo a passo para este elixir da vida!

Qual o primeiro passo a se fazer para se ter uma alimentação saudável?

Não tem segredo, mudar a sua alimentação não é um bicho de sete cabeças, mas, você precisa ter em mente o primeiro passo para o sucesso deste novo estilo de vida: a adaptação.

A adaptação é extremamente fundamental para qualquer mudança na nossa vida, por mais simples que ela pareça ser. Ela é o pilar que determinará os novos hábitos a serem inseridos.

Você já deve ter ouvido aquela história típica de dietas: “eu comecei a fazer o regime na segunda-feira, só comendo salada, mas acabei quebrando no sábado”. Essa, é clássica.

Mas, você sabe qual foi o erro desta pessoa que levou para o fracasso no seu novo objetivo de vida?! Isso mesmo, ela pulou a fase de adaptação.

Por anos a sociedade associou regime, mudança alimentar com algo desgastante, maçante com aquele gosto de salada sem sal na boca e o resultado não poderia ser outro: o fracasso.

E é por isso que se adaptar é importante, pois o maior vilão que você terá que enfrentar será seu cérebro. Pois é, um bolo de chocolate é mais gostoso que uma salada de pepino, não é mesmo?

Então como inserir esse novo estilo de vida no dia a dia? Começando devagar. Ou seja, não removendo a alimentação não saudável de uma vez, porém, gradualmente.

Por exemplo, medidas simples, farão um grande diferencial com o passar do tempo. Então, as dicas de ouro iniciais são:

  • Se você tem hábito de tomar refrigerante todos os dias, reduza para dias alternados com um suco, até você gradativamente remover;
  • Nos almoços, prefira o clássico “arroz com feijão”, evite lanches com salgados;
  • Sempre coma uma fruta nos intervalos, com os lanches;
  • Beba água, no mínimo 2 litros de água por dia.

Viu como é simples inserir refeições saudáveis no dia a dia? Quando você se adapta, será mais fácil ter uma alimentação de qualidade. Por isso, continue lendo para você entender tudo com detalhes sobre este tema.alimentação saudável 2021

Como deve ser a alimentação saudável diária?

Para uma comida saudável, primeiramente é preciso saber como você irá compor o seu prato como também, o balanceamento diário no dia a dia.

Como regra padrão, na hora do almoço adote sempre aquela medida de porcentagem equilibrada, ou seja, 50% composto por vegetais crus e cozidos, 25% de carboidratos (arroz e macarrão) e 25% de carne.

Explicando melhor na prática, vamos supor que o prato está dividido em uma linha imaginária como uma pizza e você irá dividi-la em quatro partes. Duas partes serão destinadas para verduras, uma parte para carboidrato e a última, para a carne.

Fácil, não é mesmo?! Outra dica que damos é para quem gosta de tomar um suco durante as refeições. Se este é o seu caso e está montando uma dieta saudável para emagrecer, beba-o no final das refeições. Isso porque, o líquido atrapalha no controle da saciedade e causa distensão abdominal no estômago.

Ou seja, dará a impressão que caberá mais alimentos e você sentirá mais fome, portanto sempre tome líquidos antes ou depois das refeições.

Também atrelado a isso, opte por alimentos mais saudáveis evitando os processados. Encontrá-los não é muito difícil na cidade, como as feiras. Além de serem mais baratas, são mais nutritivas.

Esse é o caminho certo para uma uma dieta saudável. Após isso, comece a preferir os alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos, valerá bastante a pena.

Porém, é preciso ter em mente que eles são um pouco mais caros que as frutas e verduras convencionais. A boa notícia é que existem os GCR ( Grupo de Consumo Sustentável) que tem como principal objetivo promover feiras orgânicas com preço mais acessível.

Gostou desta dica? Portanto, confira qual é a feira mais próxima na sua cidade para a compra dos produtos orgânicos. Você não irá se arrepender e terá um excelente alimento com preço equivalente aos convencionais adquiridos em supermercados.

Quais são os alimentos mais saudáveis?

alimentação saudável

Na busca de montar o seu cardápio para o novo estilo de vida, a primeira dúvida é: quais são os alimentos mais saudáveis para minhas refeições?

Sobre isso, pode se tranquilizar que preparamos uma lista de alimentos saudáveis por categoria como frutas, carnes e cereais para facilitar sua organização. Portanto, veja logo a seguir:

As frutas mais saudáveis

As frutas não tem mistério: é o alimento mais prático e fácil de inserir na dieta no dia a dia. As mais saudáveis são:

  • Maçã: a primeira da nossa lista. Rica em fibras, vitamina C e poderoso antioxidante, é uma aliada perfeita em uma dieta saudável para emagrecer, sendo uma ótima opção para se inserir entre as refeições.
  • Abacate: excelente fonte de gorduras boas, ricas em potássio e vitaminas como a C.
  • Banana: aliada perfeita na dieta saudável. É a principal fonte mundial de potássio, ajudando a evitar as famosas cãibras nos exercícios físicos. É uma fruta indispensável para o dia a dia.
  • Laranja: poderosa fonte de vitamina C, poderoso antioxidante para uma boa alimentação. Também são ricas em fibras para um melhor funcionamento do intestino.

Carnes mais saudáveis

A história de que a carne deve ser totalmente removida da dieta por ser considerada prejudicial é um mito inclusive, é possível inseri-las de forma saudável no dia a dia. 

É claro que ser vegetariano é mais saudável, porém, como não é a realidade de muitos e se você está nesse processo de adaptação na elaboração de pratos saudáveis, veja quais são as carnes mais saudáveis:

  • Carne bovina: uma das melhores fontes de proteínas que existem, além de ser rico em ferro. Para uma preparação mais saudável, prefira as opções cozidas.
  • Peito de frango: além de ser o braço direito dos amantes de musculação, é uma perfeita aliada como fonte de proteínas e de muitos nutrientes como complexo B.
  • Cordeiro: Rica em Ômega 3, também uma excelente contribuinte para uma comida saudável no dia a dia.

 

Sementes e cereais mais saudáveis

As sementes e cereais além de serem a principal fonte de carboidratos são aliadas com fonte de fibras, proteínas e óleos. Veja quais são as principais e de fáceis de encontrar no nosso dia a dia sobre como deve ser a alimentação diária.

  • Arroz integral: é um dos mais antigos alimentos da humanidade e essencial como fonte de carboidrato na dieta saudável. Além de ser nutritivo, dispõe de nutrientes como vitamina B1 e magnésio.
  • Aveia: como todos devem supor, ela é rica em fibras beta-glucanas além de vitaminas, trazendo inúmeros benefícios para o corpo como principalmente o intestino.
  • Feijão: além de vitaminas, contém proteínas que são uma perfeita aliada na reconstrução muscular após os treinos.

Estes são os principais alimentos saudáveis que listamos que são acessíveis para uma dieta rica no dia a dia como exemplo. Porém, não se prenda apenas a eles, a gama para compor as refeições é enorme e para melhor aprofundamento recomendamos a consulta à um nutricionista.

Os benefícios de se ter uma alimentação saudável no dia a dia são inimagináveis, por isso vale a pena adotar este novo estilo de vida para um dia a dia com maior vigor. Portanto, confira quais são os cinco benefícios de quem adota um cardápio mais proveitoso.

Os 5 benefícios de uma alimentação saudávelcomo ter alimentação saudável

 

A alimentação saudável é um estilo de vida e quem a pratica só terá a ganhar. Traz maior vigor, disposição, além de contribuir contra as temíveis doenças como diabetes, hipertensão e o câncer.

Portanto, veja quais são os impactos positivos da alimentação saudável e benefícios ao longo prazo para você.

1 – Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e o câncer

Este é o primeiro ponto que faz muitos buscarem uma alimentação mais saudável. É comprovado cientificamente que uma dieta equilibrada auxilia na prevenção do surgimento de doenças crônicas.

Inclusive, ajuda na prevenção do câncer por promover maior quantidade de antioxidantes combatendo os radicais livres, os principais vilões que contribuem no surgimento de tumores malignos. 

Segundo o departamento de Nutrição de Harvard, o ato de comer saudável promove que os adultos tenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem fisicamente e intelectualmente caminhando para uma vida livre de doenças.

Portanto, o ato de evitar frituras e a simples opção de preparar seus alimentos com cozimento, vapor e ensopados são escolhas mais saudáveis e favorecem que seu organismo absorva os nutrientes da melhor forma. A dica que damos é que utilize mais cozidos e assados na preparação da sua dieta e reduza o óleo!

2 –  Seu dia a dia torna-se mais vívido

Já ouviu a expressão “você é o que come”? Pois é,  ela é a mais pura verdade. A alimentação está diretamente ligada à sua disposição, desempenho e interfere nos hormônios causadores de bem-estar no cérebro como a endorfina.

Atrelada com exercícios físicos, os resultados são incríveis. Auxiliam em evitar o cansaço, mau humor e a obesidade. 

Além disso, sempre beba no mínimo 2 litros de água por dia, para que seu corpo absorva melhor os nutrientes e desfrute o melhor da alimentação saudável diária.

3 – Auxilia na redução de toxinas do corpo

É fato que os benefícios de uma alimentação saudável para o corpo são muitos e uma delas é a eliminação de toxinas.

Elas são perfeitas aliadas para o fígado contribuindo para que ele funcione corretamente. O acúmulo de toxinas são também as principais vilãs do nosso corpo. 

Se você sente que precisa de uma desintoxicação, insira na sua dieta frutas cítricas como o limão! Ele é um poderoso antioxidante e favorece a recuperação rápida do organismo.

Porém, sempre tome cuidado com dietas desintoxicantes exageradas. Faça tudo no equilíbrio e lembre-se que tudo demais é veneno. Caso tenha dúvidas, sempre procure um profissional especializado para lhe ajudar da melhor forma.

4 – Previne o envelhecimento precoce

A verdade é que ninguém deseja envelhecer, porém, sabemos que o tempo é implacável para todos. Por isso, saber truques e cuidados com o nosso corpo é fundamental para evitar o terrível envelhecimento precoce.

A produção de radicais livres é o verdadeiro responsável pelos sintomas do avanço da idade, por isso, que consumir frutas e demais alimentos ricos em antioxidantes é o segredo para que este processo seja retardado.

Envelhecer saudável é algo disponível para todos, basta querer. Portanto, ter uma alimentação saudável é indispensável para uma vida mais longa e feliz. Uma dieta organizada e rica em nutrientes é um verdadeiro elixir da vida!

5 – Aumenta a sua qualidade de vida

alimentacao-saudavel-academia

Cuidar do nosso organismo é fundamental para uma maior qualidade de vida, pois você conhece melhor o seu corpo e o contribui para que ele funcione corretamente. Assim, será inevitável a sensação de bem-estar de estar fazendo o melhor para você.

Além disso, aumenta nossa autoestima e nos fortalece psicologicamente para enfrentar desafios que a vida nos impõe. É comprovado cientificamente que uma alimentação saudável ajuda no combate da depressão e até mesmo a evita que ela possa surgir diante de alguma fase difícil.

O corpo e a mente estão diretamente ligados, portanto, uma dieta saudável favorece um melhor desempenho geral. Uma alimentação rica não é apenas questão de saúde, mas sim, de amor próprio.

E então? O que está esperando para montar uma dieta saudável para viver melhor. Como você viu, não é um bicho de sete cabeças e hoje em dia, consumir frutas e verduras é acessível para todos, principalmente no nosso país tropical que vivemos.

Não precisa estar 100% preparado e nem ter o cardápio perfeito, basta apenas dar o primeiro passo, lembre-se que para o novo hábito saudável ser um sucesso, devemos nos adaptar primeiro. E assim, você verá como vale a pena ter os seus inúmeros benefícios!

Leia mais:

Dicas de Melhor Suplemento Vitamínico em 2021

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *